Donate button
Donate arrow
097 (1)
097 (2)

O Sovereign Portuguese Art Prize 2024

Lançado em 2021, o Sovereign Portuguese Art Prize aumenta a exposição internacional de artistas em Portugal ou da diáspora portuguesa, enquanto angaria fundos para programas de educação artística no país.

Como funciona

01

Nomeação e pré-seleção

O Prémio convida artistas contemporâneos, nomeados por um conselho de profissionais de arte independentes, a apresentarem, cada um, até três obras online. As 30 melhores obras são selecionadas por um júri especializado, composto por peritos de arte de nível mundial, a partir de uma série de imagens digitais. Clique aqui para consultar os Termos e Condições.

02

Exposição

As obras selecionadas são expostas em Portugal, sendo que o público pode observar as mesmas e participar na votação pública. Aos estudantes locais é dada oportunidade de participarem em programas educativos.

Durante a exposição, as obras são avaliadas uma segunda vez e votadas pelo público. As pontuações dos juízes são agregadas e é nomeado um vencedor do Grande Prémio.

03

Voto do Público

Para aumentar a exposição dos artistas, o público em geral é convidado a votar online ou presencialmente na sua obra favorita. O Prémio do Voto do Público é atribuído à obra mais popular.

04

Venda de Obras

As obras pré-selecionadas, para além do vencedor do Grande Prémio, serão vendidas a um preço fixo, cujo valor é dividido em partes iguais entre os artistas e o programa de artes expressivas local.

Os artistas recebem a mesma quantia que receberiam através de uma galeria. A Associação SAF, o braço português da Sovereign Art Foundation, recebe a outra metade para financiar programas de arte expressiva para crianças desfavorecidas em Portugal.

 

Os Prémios

Existem dois prémios em dinheiro disponíveis para os artistas pré-selecionados, que, para além do prémio, beneficiam de maior exposição internacional, de cobertura mediática e da oportunidade de expor publicamente o seu trabalho em Portugal.

01
Grande Prémio image

Grande Prémio

Atribuído ao artista com a pontuação mais elevada do júri.

02
Prémio do voto do público image

Prémio do voto do público

Atribuído ao artista com o maior número de votos do público.

SPAP 1 Datas-chave mobile image

Datas-chave

Prazo de inscrição

— – 14 de junho de 2024

Divulgação da lista de artistas pré-selecionados

— Outubro de 2024

Exposição dos finalistas

— Novembro de 2024

Divulgação do vencedor

— Novembro de 2024

Juízes

Cassio Markowski image
Cassio Markowski
Artist, Winner of The 2023 Sovereign Portuguese Art Prize
Cassio Markowski image

Cassio Markowski

Artist, Winner of The 2023 Sovereign Portuguese Art Prize

I work mainly with across drawing and painting, besides exploring video and installation as means of expansion of my practice. From a documentation process on different sociocultural aspects of Afro-Brazilian history and the African diaspora, I go in search of archives, image banks and flea markets, where I gather old botany manuals, family photographs and magazine images to build and present a particular and a magic visual universe. In this particular world, nature emerges as a metaphor for harmony, healing and transformation. This imaginary universe, simultaneously autobiographical, fictional, political and poetic, merges my personal memories, full of symbolism and religious syncretism with collective experiences and traumas. Through multi-layered , which simultaneously evoke fauna and flora, historical realities, collective aspirations and inner visions, sparks a important perception on the human relationship with nature and the living world at large.

David Elliott image
David Elliott
Escritor, curador e diretor de museu
David Elliott image

David Elliott

Escritor, curador e diretor de museu

David Elliott é um historiador da cultura e da arte, escritor, conservador e diretor de museu que se dedica principalmente à arte moderna e contemporânea. Foi Diretor do Museu de Arte Moderna de Oxford, Inglaterra, de 1976 a 1996, Diretor do Moderna Museet de Estocolmo, Suécia, de 1996 a 2001, Diretor fundador do Mori Art Museum de Tóquio, Japão, de 2001 a 2006, primeiro Diretor do Istanbul Modern, Turquia, em 2007 e, de 2016 a 2019, Vice-Diretor e Curador Sénior do Redtory Museum of Contemporary Art em Guangzhou. De 1998 a 2004, foi Presidente do CIMAM (Comité Internacional do ICOM para Museus e Colecções de Arte Moderna) e, em 2008, Professor Convidado Rudolf Arnheim de História da Arte na Universidade Humboldt, em Berlim; de 2012 a 2017, foi Professor Convidado de Curadoria na Universidade Chinesa de Hong Kong. Desde 2010, é responsável pela direção artística das bienais mundiais de Sydney, Kiev, Moscovo e Belgrado, trabalhando atualmente como escritor e curador independente.

João Paulo Queiroz image
João Paulo Queiroz
Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes
João Paulo Queiroz image

João Paulo Queiroz

Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes

João Paulo Queiroz é doutorado em Artes Plásticas pela Universidade de Lisboa, Mestre em Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa e licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. É professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos cursos de Doutoramento em Educação Artística da Universidade do Porto e de Doutoramento em Artes da Universidade de Sevilha. Foi coordenador do Congresso Internacional CSO, realizado anualmente de 2010 a 2022, e das revistas académicas Studio, Gama e Croma. De 2012 a 2022, coordenou anualmente o Congresso Matéria-Prima, Práticas de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário. Atualmente é Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). Realizou várias exposições individuais e foi galardoado com o Prémio de Pintura Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional de Belas Artes em 2004.

Maura Marvão image
Maura Marvão
Diretora da Phillips em Portugal e Espanha
Maura Marvão image

Maura Marvão

Diretora da Phillips em Portugal e Espanha

Marvão é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e tem um mestrado em Administração Artística pela Universidade de Nova Iorque. Trabalhou nas Nações Unidas e no New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque. É a representante em Portugal e Espanha da Phillips Auction House. É também coordenadora da pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte na Escola das Artes – UCP, membro do Conselho Consultivo da Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa, membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude com o pelouro da cultura e fundadora do Comité Português do National Museum of Women in the Arts em Washington.

Philippe Vergne image
Philippe Vergne
Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto
Philippe Vergne image

Philippe Vergne

Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto

Philippe Vergne é Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves do Porto, desde abril de 2019. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA) de 2014 a 2018. Antes da sua nomeação para o MOCA, Vergne foi, durante cinco anos, diretor da Dia Art Foundation, em Nova Iorque. Antes de trabalhar na Dia Foundation, Vergne foi Diretor-adjunto e Curador-chefe do Walker Art Center, em Minneapolis. De 1994 a 1997, Vergne foi Diretor do MAC, Musée d’Art Contemporain de Marseille, França.

Tim Marlow image
Tim Marlow
Diretor Executivo e Diretor do Design Museum, Londres
Tim Marlow image

Tim Marlow

Diretor Executivo e Diretor do Design Museum, Londres

Antes Diretor Artístico da Royal Academy of Arts e Diretor de Exposições da White Cube, Marlow vive no mundo da arte contemporânea nos últimos trinta anos como curador, escritor e locutor de rádio. Trabalhou com nomes de grande importância e influência na arte contemporânea, conseguindo apresentar programas abrangentes e populares. Neste novo cargo, traz consigo a experiência do seu empenho em exposições diversificadas e cativantes que demonstram a natureza transformadora do design. Marlow faz parte do Conselho de Administração do Imperial War Museum, do Conselho Consultivo do Art on the Underground e do Cultureshock Media e, em 2019, foi premiado com um OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico) em 2019.

Vicente Todolí image
Vicente Todolí
Diretor artístico do Hangar Bicocca
Vicente Todolí image

Vicente Todolí

Diretor artístico do Hangar Bicocca

Vicente Todolí foi nomeado diretor artístico do HangarBicocca (Fundação Pirelli) em maio de 2012, onde é responsável pelo programa. A carreira de Todolí nas artes plásticas estende-se por mais de 30 anos e inclui cargos como Curador-chefe (1986-88) e depois Diretor Artístico do IVAM (Instituto Valenciano de Arte Moderna, 1988-1996), antes de se juntar ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves do Porto como seu diretor fundador em 1996 até 2002. Em 2002, foi nomeado Diretor da Tate Modern pelos Trustees da Tate, onde entrou a tempo inteiro em março de 2003 tendo saído em junho de 2010.

 image

Limited Edition Print

 

Duende by Jorge Queiroz

Purchase a limited edition print of 2022 Grand Prize Winning artwork, ‘Duende’ by Jorge Queiroz. 100% of the proceeds will be donated to Associação SAF.

 

Medium: Inkjet Print, Archival Fine Art Paper (Hahnemühle)

Editions: 33 + 2AP

Price: €3,800

Email art@sovereignartfoundation.com to enquire.

Nomeações de 2024

Prize Winners and Previous Finalists

2023

Prize Winners and Previous Finalists arrow
Grand Prize Winner
Cássio Markowski
Cássio Markowski art
Public Vote Prize Winner
Leylâ Gediz
Leylâ Gediz art

2022

Prize Winners and Previous Finalists arrow
Grand Prize Winner
Jorge Queiroz
Jorge Queiroz art
Public Vote Prize Winner
Manuela Pimentel
Manuela Pimentel  art